Connect with us

obituário

Amigos e familiares se despedem da filantropa Maria Josina Cunha Campos

Published

on

Maria Josina era apoiadora de inúmeras causas sociais, e viúva do empresário e médico pioneiro Arnaldo Cunha Campos, idealizador do Complexo 21

Muito conhecida em Brasília, a empresária, pioneira e filantropa Maria Josina Cunha Campos morreu no começo da tarde da última quinta-feira (16), aos 83 anos. Natural de Uberaba, Minas Gerais, ela estava internada no Hospital DF Star para tratar complicações de um câncer de pâncreas, doença que tratava desde o final do ano passado.

Maria Josina era apoiadora de inúmeras causas sociais, e viúva do empresário e médico pioneiro Arnaldo Cunha Campos, falecido durante a pandemia. Seu marido foi idealizador do Complexo Brasil 21, dentre outros empreendimentos no País e no exterior.

Uma mulher religiosa, devota de Nossa Senhora de Fátima, a filantropa ajudava muitas instituições de caridade de igrejas e, principalmente, de sacerdotes católicos. Maria deixou os filhos Fabiano, Ana Luisa, Ana Maria e Liliana e mais onze netos.

O velório aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (17), dois dias antes de ela completar 84 anos. O clima de tristeza e de consternação tomou conta do Santuário Nossa Senhora de Fátima, na Asa Sul, local que reuniu, além da família da empresária, muitos amigos da mulher que deixou sua marca de generosidade e amor. O sepultamento ocorreu no Cemitério Campo da Esperança, no final do dia, na Ala dos Pioneiros, no jazigo da família, onde está sepultado o patriarca Arnaldo Cunha Campos.

Advertisement

Uma grande amiga de Maria Josina, Maria Inês Nogueira, relata que a amiga ‘é’ uma “verdadeira força da natureza” “jamais falarei dela no passado. Doce, amável, caridosa, discrição em pessoa, religiosa ao extremo, de missa diária. Somos boas amigas há 51 anos”, contou. “Falávamos quase que diariamente, e aprendi muito com ela. Seu aniversário seria no domingo, e eu já havia até providenciado o presente.. Mas entendo que ela quis celebrar a data “no andar de cima’, ao lado do seu amado Arnaldo”, lamentou Inês.

Outro grande parceiro da empresária, Frei Vicente Volker Egon Bohne, descreve Maria Josina como uma “mulher especial”. “Detentora de uma grandeza de espírito e de fé, de um coração enorme”, pontuou o Frei. “Ela manteve unidos vários grupos na fé e na esperança e, principalmente no amor. Desde que soube da doença, ela nunca se queixou ou reclamou, e sempre se entregou e suportou tudo da forma mais tranquila. Ela é um exemplo de vida e será sempre minha inspiração”, acrescentou Vicente.

“Hoje é um dia de tristeza”, iniciou o Padre Ângelo Henrique Senchuke, da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. “Não só para a família e amigos para a cidade de Brasília, que perde uma grande pessoa. Maria Josina foi alguém com personalidade, alegria, fé, disposição e marcou a vida daqueles que tiveram a grande oportunidade de encontrá-la”, comentou o Pe. Ângelo. “Me lembrarei com muito carinho das experiências que tivemos juntos e, hoje, tenho certeza que ela está em um lugar que ela sempre almejou, o céu. Ao viver sempre próxima de Deus era isso que ela buscava”, concluiu o amigo de Maria.

Siga nossas redes sociais: Facebook Instagram.


Fato Novo com informações e imagens: Jornal de Brasília

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
1 Comment

1 Comment

  1. бнанс реферальний код

    28 de agosto de 2024 at 22:15

    Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

obituário

Morre aos 93 anos o físico Rogério Cerqueira Leite

Published

on

Leite foi um dos principais nomes da ciência no país

O engenheiro e físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite faleceu na madrugada deste domingo (1), aos 93 anos. Formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), foi professor na Universidade de Campinas (Unicamp) e na Universidade de Paris. Um dos maiores nomes da ciência no Brasil, também foi presidente de honra do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Leite deixa três filhos. O sepultamento será hoje, às 13h, no cemitério Flamboyant, em Campinas.

Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “Rogério Cerqueira Leite foi um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil”. E completou: “Em 93 anos de vida deixou contribuições em tantas áreas que seu legado continuará dando frutos e não será esquecido. Meus sentimentos aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Rogério Cerqueira Leite”.

O pesquisador foi um dos viabilizadores do projeto e construção do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS) e o início da criação do CNPEM que, também em nota, afirmou: “O falecimento de professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite é sentido com grande pesar por todos os colaboradores do CNPEM e, certamente, por grandes entusiastas da ciência, tecnologia e inovação do Brasil”.


*Agência Brasil

Advertisement
Continue Reading

Distrito Federal

Morre o ex-administrador do Paranoá Sérgio Damaceno, aos 50 anos

Published

on

Sérginho Damaceno morreu nesta 3ª feira, aos 50 anos. Informação foi divulgada pela Administração Regional do Paranoá

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Sérgio Damaceno, aos 50 anos, ocorrido às 10h30 desta manhã. Conhecido carinhosamente como Serginho, ele deixa um legado marcante em diferentes áreas de atuação, incluindo a administração pública, a segurança pública e a educação militar.

Sérgio Damaceno dedicou grande parte de sua vida ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), onde era Primeiro-Tenente e construiu uma carreira exemplar. Serginho atuou por muitos anos na área de educação da corporação, sendo responsável pela formação e capacitação de bombeiros militares. Seu trabalho contribuiu diretamente para a qualificação e o fortalecimento da tropa, inspirando novas gerações de profissionais com sua liderança e dedicação ao ensino dos bombeiros-militares.

Além de sua contribuição à educação no CBMDF, Serginho também ocupou o cargo de Subsecretário da Defesa Civil do Distrito Federal, liderando importantes ações preventivas e de resposta a desastres. Sua atuação foi marcada pela competência técnica, pela responsabilidade e pelo compromisso inabalável com a segurança e o bem-estar da população.

Como administrador regional do Paranoá, Serginho trabalhou incansavelmente para atender às demandas da comunidade, deixando um legado de melhorias significativas na infraestrutura e na qualidade de vida das pessoas daquela região. Ele assumiu o cargo de administrador regional pela primeira vez de 2007 a 2009.

Advertisement

Nas eleições de 2014 e 2018, ele se candidatou à Câmara Legislativa (CLDF) pelas legendas Avante e Partido da Mobilização Nacional (PMN), respectivamente, mas não conseguiu conquistar uma das 24 cadeiras da Casa. De 2019 a 2022, Sérgio assumiu a Administração Regional do Paranoá pela segunda vez.

Por meio de nota, a Administração Regional do Paranoá lamentou a morte do brasiliense. “A trajetória dele foi marcada pelo compromisso com o bem-estar de nossa comunidade e pelo incansável trabalho em prol do Paranoá”, destacou o texto da administração regional.

“Sérgio deixa um legado de dedicação e serviço a nossa região, inspirando a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar ao lado dele. Neste momento de dor, nós nos solidarizamos com os familiares e amigos de Sérgio, rogando a Deus que lhes conceda conforto e força. O Paranoá perde não apenas um líder, mas um verdadeiro exemplo de altruísmo e amor à cidade”, concluiu a nota de pesar.

No Fórum Nacional Permanente de Praças dos Corpos de Bombeiros Militares e das Polícias Militares do Brasil (FONAP), ele foi um conselheiro ativo e influente. Entre suas principais realizações no FONAP, destaca-se sua participação nas articulações que possibilitou o resgate das promoções de praças a oficiais do CBMDF e da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Essa conquista trouxe maior fluidez ao processo de progressão na carreira militar, restaurando a autoestima de consideráveis colegas e promovendo avanços para as corporações.

Sua trajetória foi marcada pelo comprometimento com o serviço público, pela paixão pela educação e pela busca constante por soluções que beneficiem tanto a sociedade quanto seus companheiros de corporação. Serginho será lembrado como um líder visionário, um educador dedicado e um servidor público exemplar.

Advertisement

Sua partida deixa um vazio profundo na política local, no CBMDF, na Defesa Civil e no FONAP. Ele deixa familiares, amigos e admiradores que seguirão inspirados por seu exemplo de trabalho e dedicação.

A equipe do editorial do site “Fato Novo – Notícias e Propagandas” deseja força a família e amigos neste momento tão delicado.

O velório está previsto para ocorrer a partir das 09h da manhã desta quarta-feira no Quartel dos Bombeiros do Paranoá (10º GBM); chegada do cortejo as 14h no Cemitério Campo da Esperança, Asa sul, Capela 6 e sepultamento previsto para as 16h30.


Fato Novo com informações do Metrópoles e FONAP

Advertisement
Continue Reading

obituário

Ex-ator mirim da Globo é baleado e morto em Trancoso

Published

on

João Rebello Fernandes era sobrinho de Jorge Fernando, uma das grandes personalidades da televisão brasileira, morto em 2019

O ex-ator mirim da TV Globo, o DJ João Rebello Fernandes, de 45 anos, foi baleado e morto na noite desta quinta-feira (24), em Trancoso, no Sul da Bahia. Ele estava em seu carro na Praça Independência, quando dois homens passaram em uma motocicleta, se aproximaram dele e atiraram à queima-roupa.

O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro. A polícia procura identificar os autores e esclarecer a motivação do crime.

Irmã não tinha condições de falar

A atriz Maria Carol Rebello, irmã de João, informou ao site Quem que está a caminho de Trancoso e que, no momento, ‘não está em condições de falar’ com a imprensa.

João Rebello era filho da também atriz e diretora Maria Rebello e sobrinho do diretor de TV Jorge Fernando, que morreu em 2019.

Advertisement
Carreira

Rebello atuou na novela Bebê a Bordo (1988), atualmente reexibida no canal Viva, na qual interpreta um filho maltratado pela mãe. O ator também atuou em Vamp (1991), Deus nos Acuda (1992) e Cambalacho (1986).

João Rebello estava afastado da TV desde Zazá, em 1997, ele fez uma participação em Divertics, da Globo, em 2013. Longe das telinhas há anos, o artista atuava como DJ e produtor.


Fonte: Revista Fórum

Continue Reading

Mais vistas