Música
Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre aos 51 anos
Publicado a
9 meses atrásem
Cantor tratava um câncer inguinal diagnosticado há mais de um ano; informação foi divulgada por sua assessoria
O cantor Anderson Leonardo, do grupo de pagode Molejo, morreu aos 51 anos na tarde desta sexta-feira (26), no Rio de Janeiro, após ter uma piora no seu estado de saúde.
O pagodeiro enfrentava uma luta, há mais de 1 ano e meio, contra um câncer na região inguinal. A informação foi confirmada pela assessoria de Anderson.
“Nosso guerreiro ANDERSON LEONARDO lutou bravamente, mas infelizmente foi vencido pelo câncer, mas será sempre lembrado por toda família, amigos e sua imensa legião de fãs, por sua genialidade, força e pelo amor aos palcos e ao MOLEJO. Sua presença e alegria era uma luz que iluminava a vida de todos ao seu redor, e sua falta será profundamente sentida e jamais esquecida, nós te amamos”.
Carreira de Anderson Leonardo
Mais conhecido como Anderson Molejão, o cantor se tornou um ícone do pagode na década de 1990 com o grupo Molejo, também formado por Andrezinho, Claumirzinho, Lúcio Nascimento, Robson Calazans e Jimmy Batera.
Além de ser o vocalista do grupo, Anderson também era responsável por tocar cavaquinho. Ao todo, o cantor tem 118 composições assinadas, segundo registro do Ecadnet.
Alguns dos principais sucessos do grupo são as músicas “Cilada”, “Caçamba”, “Brincadeira de Criança”, “Dança da Vassoura”, “Paparico” e “Clínica Geral”.
O grupo continua a se apresentar, e Anderson esteve presente em grande parte da agenda de shows, mesmo após o diagnóstico da doença.
Diagnóstico de câncer
Anderson recebeu o diagnóstico de câncer na região inguinal em 2022. Dois meses após anunciar seu estado de saúde, ele afirmou que estava curado. O anúncio foi feito por uma comissária de bordo durante um voo em que o cantor estava.
No entanto, no ano seguinte, em 2023, ele anunciou que retomaria o tratamento contra o câncer. “Vou lutar até o final”, disse.
“Eu tava sentindo uma coisa muito pequena e falava: ‘não deve ser nada, deve ser uma gordurinha’. Daí foi crescendo. Eu e minha namorada procuramos o urologista. Aí o cara falou pra fazer uma biopsia. Quando fez, deu que eu tinha um tumor maligno na região da virilha”, explicou o cantor, na época.
Durante o tratamento, ele foi internado algumas vezes. A última internação foi em fevereiro deste ano. Em março, ele recebeu alta no dia 22, mas logo depois voltou ao hospital. No dia 22 de abril, ele foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Você pode gostar
Morre o jornalista esportivo Léo Batista, “a voz marcante”, aos 92 anos
Morre David Lynch, diretor de Twin Peaks, aos 78 anos
Morre advogado Marcello Lavenère, que pediu impeachment de Collor
Morre Gabriel Freitas, influenciador que divulgava emagrecimento nas redes
Morre o pediatra Dioclécio Campos Júnior, defensor da saúde infantil no Brasil
Morre Tullio Guimarães, ator, dramaturgo e professor, aos 61 anos