Distrito Federal
Benefícios sociais apoiam mais de 30% das famílias de mulheres negras
Publicado a
2 meses atrásem
Estudo revela impacto positivo dos programas de apoio alimentar e reforça a importância de políticas públicas inclusivas
O suplemento Impacto da Raça/Cor na Segurança Alimentar, parte da pesquisa Segurança Alimentar no Distrito Federal: um panorama sociodemográfico, publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), oferece um olhar aprofundado sobre as influências de raça e gênero nas condições de acesso à alimentação no DF. A análise, fundamentada nos dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) de 2021 e na Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), apresenta informações essenciais para orientar políticas públicas voltadas à equidade e à segurança alimentar.
Entre as mulheres negras responsáveis por domicílios, 32% enfrentam insegurança alimentar, índice superior ao registrado entre mulheres não negras (19%). A diferença também se observa entre homens: 20% dos domicílios chefiados por homens negros estão em situação de insegurança alimentar, comparado a 12% entre homens não negros. Esses dados reforçam a existência de desigualdades que afetam o acesso a alimentos em quantidade e qualidade adequadas.
O levantamento também destaca a importância dos programas sociais na segurança alimentar, principalmente em lares de mulheres negras. Aproximadamente 32,6% dessas mulheres em situação de insegurança alimentar recebem benefícios sociais, enquanto, para as mulheres não negras, o índice é de 29,9%. Já no caso dos homens, 14,1% negros e 15,7% dos homens não negros nessa situação recebem algum tipo de apoio social.
A análise do IPEDF indica ainda que a informalidade e o desemprego afetam diretamente a segurança alimentar. Entre mulheres negras em insegurança alimentar, 72,4% estão em empregos informais, taxa próxima à das mulheres não negras (71,1%) na mesma condição. Para os homens negros, esse índice é de 56%, comparado a 53,8% entre homens não negros.
*Com informações do IPEDF
Você pode gostar
IPCA do DF em dezembro indica desaceleração da inflação em relação ao mês anterior
Cagaita, baru, murici, araticum… Projeto do DF pesquisa potencial de frutos do Cerrado
Distrito Federal exporta morangos ‘made in’ Brazlândia para Portugal
Pesquisa inédita analisa mercado empresarial no Distrito Federal
DF se destaca na exportação de carnes, sorgo e morangos frescos
Trabalho de pesquisadores do GDF ajuda no desenvolvimento de políticas públicas assertivas