Distrito Federal
DF: paciente com disforia de gênero ganha direito a remédio na Justiça
Decisão judicial no DF garante fornecimento de medicação de testosterona para paciente com disforia de gênero
Publicado a
9 meses atrásem
Justiça do DF determinou fornecimento de medicação para paciente com disforia de gênero no DF, seguindo manifestação da Promotoria
Um paciente do Distrito Federal com disforia de gênero conseguiu na Justiça o direito a uma medicação de testosterona. Segundo decisão da 5ª Vara da Fazenda Pública, a Secretaria de Saúde terá que fornecer o remédio undecilato de testosterona.
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais define a disforia de gênero como o desconforto ou sofrimento relacionado a uma incongruência entre a identidade de gênero de um indivíduo e o sexo atribuído no nascimento. A Promotoria de Justiça Criminal de Defesa dos Usuários da Saúde (Pró-Vida), do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) se manifestou pela concessão do medicamento.
A Justiça seguiu a manifestação da Promotoria, entendendo que trata-se de “substância aprovada pelos órgãos competentes e dispensada pelas farmácias de alto custo”, então, o Estado “tem o dever de fornecê-la”. O DF terá que viabilizar o medicamento pelo prazo de um ano.
Após esse período, a continuidade do tratamento vai depender de um relatório médico que indique a necessidade ou não de manutenção da terapia e a inexistência de medicamento similar padronizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A falta desse tratamento acarreta sérios danos à saúde física e mental de pacientes disfóricos, além de impedir o exercício pleno de suas identidades de gênero. A disponibilização do medicamento na rede pública de saúde se faz imperativa também em consonância com os tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil”, afirma a promotora de justiça Alessandra Morato.
Você pode gostar
Distrito Federal mantém tarifas de ônibus congeladas até 2026
HRSM passa a contar com tecnologia que moderniza tratamento de feridas e acelera a cicatrização
Inscrições de concurso para a Caesb vão de 3 a 24 de fevereiro
Multas aplicadas pela Secretaria DF Legal têm valores atualizados
Contribuintes têm até dia 20 para indicar os créditos do “Nota Legal” para abatimento de IPTU e IPVA
Definido o calendário 2025 de feriados e pontos facultativos no GDF
eroom24.com
5 de julho de 2024 no 14:57
You actually make it appear really easy together with your presentation but I find this matter to be actually something which I feel I would by no means understand.
It kind of feels too complex and extremely large for me.
I am taking a look ahead to your next publish, I will try to get the
hang of it! Lista escape roomów