Economia
Estatais são instrumento de planejamento e o governo deve ter influência nelas, diz Gleisi na China
![](https://www.fatonovo.net/wp-content/litespeed/avatar/ceb8aeccb622359c063e38ef49a63a81.jpg?ver=1736654128)
Publicado a
9 meses atrásem
![Estatais são instrumento de planejamento e o governo deve ter](https://www.fatonovo.net/wp-content/uploads/2024/04/GK1HZWoWEAAeA2q.jpg)
Em Pequim, a presidenta do PT afirmou ser necessário um ‘planejamento estruturado’ no Brasil
A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, defendeu em viagem à China a “influência” do governo em empresas estatais, uma vez que elas são “instrumento de planejamento”.
A delegação petista foi recebida em Pequim na quarta-feira 10 por Li Xi, integrante do Comitê Central e secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Partido Comunista chinês.
“Esse é um ensinamento que temos de ter no Brasil. Temos respeito às empresas privadas, estimulamos, queremos investimento privado, mas o governo, o Estado brasileiro tem de ter influência sobre as empresas estatais”, disse Gleisi. “Elas são instrumento de planejamento e, em uma economia, para dar certo, você precisa ter o mínimo de planejamento.”
“A China é o que é porque está no 15º Plano Quinquenal. Precisávamos ter um planejamento estruturado no País. E para isso você precisa ter uma força e uma presença do Estado, inclusive através de suas empresas.”
Na viagem, Gleisi também defendeu “aprofundar as parcerias” entre o PT e o Partido Comunista da China. Entre os objetivos da aliança, segundo a presidenta petista, estão “consolidar a relação política entre nossos países, fortalecer o desenvolvimento sustentável em diversas áreas e, de maneira conjunta, superar os desafios globais que estamos enfrentando”.
Você pode gostar
DeepSeek V3: O modelo chinês que já assombra os gigantes da IA
‘Em 2050, não vai haver nenhuma economia europeia entre as 10 mais importantes do mundo’
China exige que EUA retirem sistema de mísseis das Filipinas: ‘ameaça à paz’
Em Brasília, Lula e Xi Jinping assinam acordos de cooperação no Alvorada
A gigantesca usina de energia elétrica inaugurada pela China no meio do mar
Dilma recebe medalha de presidente chinês Xi Jinping