Conecte-se conosco

Brasil

IBGE faz mapa-múndi com Brasil no centro. “Terra é redonda”, diz Lula

Publicado a

em

Representação já foi entregue ao presidente Lula, ao presidente do Congresso Nacional e membros do governo federal

Representação já foi entregue ao presidente Lula, ao presidente do Congresso Nacional e membros do governo federal

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, nessa terça-feira (9/4), um modelo de mapa-múndi em que coloca o Brasil no centro do mundo. A representação foi divulgada em evento na Casa G 20, no Rio de Janeiro.

Os modelos mais tradicionais de mapa-múndi colocam Europa e África em posição mais central, com as Américas à esquerda e a Ásia à direita. Não há, porém, um jeito “certo” de representar o planeta, pois tudo depende do ponto de vista do observador.

O mapa do IBGE foi entregue pelo presidente do órgão, Marcio Pochmann, ao chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), ao ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e ao ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

O mapa-múndi tem a marcação dos países que fazem parte do G20 e dos que possuem representação diplomática brasileira. O IBGE destaca que a representação é uma boa oportunidade do Brasil ser visto em relação às maiores economias do mundo.

Anúncio

“Como um símbolo da imagem de um país, cabe ao IBGE apresentar às autoridades que representam o Brasil esse novo mapa, essa nova publicação. Inclusive, pois é um dever do IBGE destacar a importância desta publicação na formação do povo brasileiro. E como o Brasil é visto no mundo”, escreveu Pochmann na rede social X, antigo Twitter.

O perfil do presidente Lula nas redes sociais também celebrou a representação ao comentar postagem de um perfil que registra momentos curiosos da política na América Latina. “A Terra é redonda”, comentou o perfil do petista. Veja:

G20

O Brasil é o atual presidente do G20 e ao longo do ano tem realizado reuniões e encontros entre autoridades para discutir temas importantes para as maiores economias do mundo, como sustentabilidade e desenvolvimento inclusivo.

A cúpula do G20 está marcada para novembro no Rio de Janeiro.

Anúncio