Conecte-se conosco

Brasil

Moraes determina que Rumble indique um representante legal no Brasil

Publicado

em

Caso a determinação de Moraes não seja cumprida, a plataforma de vídeos poderá ser suspensa no país e condenada ao pagamento de multa

Assim como aconteceu no passado com o X (antigo Twitter), o ministro Alexandres de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a rede social Rumble indique um representante legal no Brasil. O prazo para o cumprimento da decisão é de 48 horas, valendo até domingo (23).

Caso a solicitação não seja atendida, a plataforma de vídeos poderá ser suspensa no país e condenada ao pagamento de multa. A determinação ocorre após a empresa apresentar uma ação contra o ministro na Justiça dos EUA.

Rede social está descumprindo legislação brasileira

Em sua decisão, Moraes lembra que a rede social está sem representante legal no país, o que significa uma violação das leis brasileiras. Conforme documentos que constam nos autos, os advogados da empresa renunciaram ao mandato de representação e novos representantes não foram indicados.

O ministro destacou que “o ordenamento jurídico brasileiro prevê, portanto, a necessidade de que as empresas que administram serviços de internet no Brasil tenham sede no território nacional, bem como, atendam às decisões judiciais que determinam a retirada de conteúdo ilícito gerado por terceiros, nos termos do dispositivos anteriormente indicados, sob pena de responsabilização pessoal”.

Segundo Alexandre de Moraes, apesar da determinação da suspensão dos perfis nas redes sociais, o blogueiro Allan dos Santos continua criando novas páginas para continuar o “cometimento de crimes”. O apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro vive nos Estados Unidos e teve a prisão decretada por disseminar ataques aos ministros da Corte. Ele é considerado foragido.

Rumble está processando Moraes
  • A plataforma de vídeos entrou com uma ação contra o ministro do STF nos EUA.
  • O processo foi apresentado em conjunto com o grupo de comunicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
  • O texto cita o bloqueio de diversas contas de usuários, incluindo um “muito conhecido”.
  • Além disso, diz que a decisão não tem efeito legal nos EUA.
  • Por fim, a empresa acusa Moraes de censura.

Fonte: Olhar Digital

Brasil

Caminhão Caixa chega ao Sol Nascente (DF) em parceria com o projeto Governo do Brasil na Rua

Publicado

em

Por

A unidade móvel da Caixa estará disponível neste sábado (13) no Sol Nascente para oferecer atendimento a clientes e beneficiários de programas sociais em uma ação que reúne diversos órgãos federais.


O Caminhão Caixa chega neste sábado (13) ao Sol Nascente no Distrito Federal para reforçar o atendimento bancário e auxiliar os beneficiários de programas sociais. A iniciativa faz parte do projeto Governo do Brasil na Rua, uma ação interministerial que envolve diversos órgãos federais e parceiros.

A unidade móvel estará estacionada na SH Sol Nascente CH 1, esquina com a Av P1, em frente à Feira do Produtor, e funcionará das 9h às 17h. A equipe do caminhão oferecerá atendimento para produtos e serviços bancários, além de prestar auxílio com dúvidas e esclarecimentos sobre os programas sociais do governo federal.

Sobre o Programa

O Governo do Brasil na Rua é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) e tem como objetivo levar serviços gratuitos e integrados para a população. A ação no Sol Nascente marca o início de uma série de 30 eventos programados para serem realizados em todos os estados do país nos próximos meses.

A iniciativa conta com a participação de diversos ministérios e entidades, como:

  • Ministério da Educação (MEC)

  • Ministério da Saúde (MS)

  • Ministério das Mulheres (MM)

  • Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)

  • SESI, SENAI e Sebrae, entre outros.


Com informações: Assessoria de Imprensa da CAIXA

Anúncio

Continue lendo

Brasil

Gilmar Mendes pede urgência na votação do Marco Temporal pelo STF em sessão virtual

Publicado

em

Por

O ministro Gilmar Mendes solicitou à presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) a convocação de uma sessão virtual de urgência para julgar a constitucionalidade da lei 14.701/2023, que institui o chamado marco temporal para a demarcação de terras indígenas. O pedido foi formalizado após o encerramento das sustentações orais, com a sessão requerida para ocorrer entre os dias 15 e 18 de dezembro, pouco antes do recesso da Corte.


A Urgência da Votação e o Marco Temporal 📅

A expectativa inicial era que a fase de votação presencial ficasse para 2026. O pedido de urgência visa julgar, ainda em 2025, quatro ações centrais (ADC 87, ADI 7582, ADI 7583 e ADI 7586) que discutem a compatibilidade da lei do marco temporal com a Constituição Federal.

  • Tese em Discussão: A lei questionada estabelece que os povos indígenas só teriam direito às terras que estivessem ocupando em 5 de outubro de 1988 (data da promulgação da Constituição), tese que já foi declarada inconstitucional pelo próprio STF em julgamento anterior.

  • Contexto Político: A lei 14.701/2023 foi aprovada pelo congresso Nacional em 2023, após forte mobilização do agronegócio, e sancionada com vetos que foram posteriormente derrubados pelo poder Legislativo.

O julgamento atual busca definir se a nova legislação afronta o entendimento consolidado pelo STF e esclarecer pontos que podem impactar diretamente demarcações em curso, processos judiciais e a proteção territorial dos povos indígenas no Brasil.


Com informações: Fonte: ECO

Continue lendo

Brasil

Governo do Brasil na rua leva serviços e oportunidades à região de Sol Nascente (DF)

Publicado

em

Por

Primeira edição do evento reúne informações e conexão direta da população com dezenas de programas e ações do governo Federal, incluindo inclusão digital, crédito e identificação de pets

Com o objetivo de levar as políticas públicas federais para mais perto dos cidadãos, o evento “Governo do Brasil na Rua” realizou sua primeira edição na região de Sol Nascente, no Distrito Federal, que possui mais de 300 mil habitantes. A grande estrutura foi montada em frente à Feira do Produtor neste sábado, 13 de dezembro, oferecendo dezenas de serviços e programas federais.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, cuja pasta coordena as ações, ressaltou que a iniciativa atende à demanda da população que tem dificuldade em acessar programas e benefícios através da internet e de aplicativos.

O atendimento oferecido pela ação foi abrangente:

  • Previdência e Crédito: Perícias do INSS, orientação previdenciária e programas de crédito para microempreendedores, como o microcrédito do Acredita no Primeiro Passo (Ministério do Desenvolvimento Social).

  • Moradia: Agência da Caixa com esclarecimentos sobre o Minha Casa Minha Vida e o Reforma Casa Brasil, que oferece financiamento de até R$ 30 mil com juros baixos para reformas residenciais.

  • Inclusão Digital e Educação: A Carreta Digital promoveu cursos de capacitação e serviços na área de microinformática, PC gamers e impressão 3D (Ministério das Comunicações). O estande do Pé-de-Meia forneceu informações sobre o programa de incentivo financeiro-educacional para estudantes de baixa renda do ensino médio (Ministério da Educação). Ação também incluiu o ID Jovem (Identidade Jovem), que oferece benefícios culturais e esportivos a jovens de baixa renda.

  • Saúde: A Carreta de Saúde disponibilizou exames oftalmológicos, vacinação e procedimentos odontológicos. O Circuito Saúde ofereceu verificação de pressão, cálculo de IMC e bioimpedância, além de oficinas de higiene bucal.

  • Direitos da Mulher: O Ministério das Mulheres esteve presente com a Tenda Lilás, oferecendo orientação às mulheres sobre violência.

  • SinPatinhas (RG Animal): Um dos maiores sucessos foi o Serviço Sinpatinhas, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O programa permite o registro de animais domésticos, a emissão gratuita de carteirinha com número de identificação único, válido em todo o país, e a colocação de microchips de pele. A moradora Maria de Fátima da Silva, por exemplo, teve 35 gatos devidamente identificados com o RG animal e vacinados.

O evento foi elogiado pelos participantes, como Marlon Felipe, que saiu com sua cachorra Atena vacinada e microchipada, e a empreendedora Izabel Muniz, que buscou informações sobre o Reforma Casa Brasil.


Com informações: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Anúncio

Continue lendo
Anúncio


Em alta

Verified by MonsterInsights