CLDF
Procuradoria do Idoso da CLDF lista principais dicas de prevenção contra quedas
Publicado a
2 meses atrásem
Em parceria com a Secretaria de Saúde, a Procuradoria de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Legislativa do Distrito Federal (PRO60+) busca intensificar a conscientização sobre a importância de se prevenir quedas entre os idosos
Esse esforço visa contribuir para a segurança e a manutenção da qualidade de vida dessa população vulnerável.
“Vamos aproveitar a brilhante palestra da fisioterapeuta Daniela Hossaka, da Unidade Básica de Saúde 02, na Asa Norte, ministrada durante a Semana dos Direitos da Pessoa Idosa, para divulgar as orientações práticas para reduzir os riscos de quedas em casa e em locais públicos”, explicou o procurador do idoso na CLDF, o deputado distrital Chico Vigilante (PT).
Motivo de Preocupação
De acordo com o deputado, os dados são “alarmantes”. Em 2023, mais de 500 idosos foram internados no Distrito Federal por fraturas no fêmur, evidenciando a gravidade e a urgência de medidas preventivas. Esses números, somados a incidentes como a queda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o falecimento do cantor Agnaldo Rayol, reforçariam a importância de cuidados redobrados e ações de conscientização.
“Queremos mudar essa realidade. Cuidar dos nossos idosos é um ato de respeito e responsabilidade. A prevenção de quedas garante não apenas segurança, mas também qualidade de vida”, afirmou Chico Vigilante.
Para o procurador, a prevenção de quedas é uma prioridade absoluta da PRÓ 60+. “Através de campanhas educativas e parcerias com instituições de saúde, buscamos não apenas conscientizar, mas também transformar a realidade dessa população, oferecendo apoio contínuo e medidas eficazes para que todos possam viver com dignidade e sem riscos desnecessários. Este é o nosso compromisso: um futuro mais seguro para os idosos do Distrito Federal”, complementou.
Dicas e Orientações
Em sua palestra na Semana dos Direitos da Pessoa Idosa, a fisioterapeuta Daniela Hossaka enfatizou que “os ambientes de circulação da pessoa idosa devem ser bem iluminados e secos, com pisos ou tapetes emborrachados para evitar escorregões”. Ela também enfatizou a importância dos exercícios físicos regulares, que ajudam a fortalecer a musculatura e melhorar o equilíbrio.
Confira outras medidas importantes que destacadas pela PRO60:
• Manter os ambientes livres de obstáculos, como móveis e objetos espalhados pelo chão;
• Instalar barras de apoio em locais estratégicos, como banheiros e corredores;
• Utilizar calçados antiderrapantes e confortáveis;
• Evitar o uso de tapetes soltos que possam causar tropeços;
• Garantir que escadas e corredores tenham corrimãos e boa iluminação.
* Com informações da assessoria de imprensa da Procuradoria de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (PRO 60+)
Agência CLDF
Você pode gostar
Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa será atualizada pelo governo
Teste rápido prevê risco de queda de idosos com 6 meses de antecedência
Audiência pública debate avanços e desafios dos Conselhos Tutelares
Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa contou com mais de 1600 participantes
Biblioteca Nacional de Brasília promove último aulão de redação do ano para idosos
Procuradoria lista atividades sociais para aprimorar a saúde mental dos idosos