CLDF
Tarifa Zero Estudantil é aprovado na Comissão de Assuntos Sociais
Publicado a
9 meses atrásem
PL segue para análise da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e depois para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (15), a proposta que amplia o acesso dos estudantes da rede pública ao transporte público no Distrito Federal: Tarifa Zero Estudantil. O Projeto de Lei nº44/2023, de autoria do Vice-Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Deputado Ricardo Vale (PT), já havia sido aprovado na Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) e com a nova aprovação está mais perto de ser votado em plenário pelos distritais.
Agora, o PL segue para análise da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e depois para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. O Tarifa Zero Estudantil quer o acesso gratuito integral a todos os modais do transporte público para os estudantes, uma ampliação do direito que, atualmente, é restrito ao deslocamento escolar e atividades pedagógicas.
O autor da proposta comemorou a movimentação. “Chegamos num momento crucial para a nossa proposta. A CEOF vai fazer os estudos de viabilidade financeira do projeto e estamos muito seguros quanto a essa etapa. Ficará demonstrado de maneira inequívoca que a é possível para o GDF e não vai impactar as contas públicas. Queremos garantir o direito à cidade para os jovens e desonerar as famílias que pagam por todo deslocamento dos alunos que não é relacionado à atividade escolar. É um passo importante rumo ao Tarifa Zero universal, será a ação piloto”, defende Vale.
Ele acredita que também é o momento da sociedade civil se engajar na defesa do PL e adiantou que seu gabinete retomará a mobilização nas escolas do DF para discutir com a comunidade estudantil a importância da medida. “Essa é uma luta que deve ser abraçada por todos, pois é o primeiro passo para a efetivação do direito de mobilidade universal. Mesmo com o subsídio governamental o cidadão paga um valor absurdo em passagens, já passou da hora de pressionarmos por uma transição no modelo de transporte público e temos conversado com a Secretaria de Mobilidade sobre o tema”, argumenta o deputado.
Fato Novo com informações: Comunicação Ricardo Vale (PT)
Continuar lendo
Anúncio
Você pode gostar
Distrito Federal mantém tarifas de ônibus congeladas até 2026
Transporte coletivo do DF será 100% digital em 11 de dezembro
Núcleo Rural Capoeira do Bálsamo passa a contar com nova linha de transporte público
Comissão da CLDF aprova tarifa reduzida nos horários de menor fluxo no sistema de transporte coletivo
DF ganha 78 novos ônibus equipados com ar-condicionado e se aproxima de renovação completa da frota
Bilhete avulso é nova opção para usuários do transporte coletivo do Distrito Federal
Clique para comentar