Mundo
Tropas da França são expulsas de outro país da África, o Chade
Publicado a
2 meses atrásem
Militares da França devem deixar o Chade após governo encerrar um acordo de cooperação em defesa com o país comandado por Emmanuel Macron
Em mais um episódio que mostra a perca de influência da França na África, o governo do Chade anunciou nesta quinta-feira (28/11) o encerramento de um acordo de cooperação em defesa com os franceses. Com a decisão, militares do país comandado por Emmanuel Macron deverão deixar o país.
“O governo da República do Chade informa a opinião nacional e internacional da sua decisão de rescindir o acordo de cooperação em defesa assinado com a República Francesa revisto em 5 de setembro de 2019”, disse o Ministério das Relações Exteriores do Chade em um comunicado.
O episódio se soma a outros casos recentes em que países africanos se voltaram contra a França, responsável por colonizar partes do continente e manter força na região mesmo após a independência de diversas nações.
Após golpes militares, Mali, Burkina Faso e Níger também romperam pactos de defesa com a França, expulsaram militares de ambos os países e buscaram alianças com outros países, como a Rússia.
Você pode gostar
Estes são os 10 países mais endividados do mundo, segundo o FMI
Costa do Marfim e Senegal anunciam saída de militares franceses
Após nomeação de premiê ignorar vitória da esquerda, franceses vão às ruas protestar contra Macron
França: mulheres protestam contra retrocesso nos direitos em caso de vitória da extrema direita
Europa em ebulição: o que esperar das eleições antecipadas na França?
droversointeru
3 de janeiro de 2025 no 13:26
I’m no longer positive the place you are getting your info, however good topic. I needs to spend some time finding out more or working out more. Thanks for great info I was in search of this info for my mission.